A ejaculação precoce também conhecida como ejaculação prematura é um problema mais comum do que os homens imaginam. Em media 30 % dos homens são atingidos por este problema. Segundo alguns pesquisadores um homem sofre de ejaculação precoce se ele ejacula antes de sua parceira atingir o orgasmo em mais de 50% de suas relações sexuais. Outros pesquisadores da área definiram a ejaculação precoce como no caso de o homem ejacular dentro de um a três minutos de penetração; também pode basear-se no número de movimentos de penetração de 10 a 15 movimentos. Muitos homens sentem-se desconfortáveis diante de suas parceiras. Eles têm medo de comentar sobre suas dificuldades e da mesma forma sua parceira fica insatisfeita, mas, não tem coragem de conversar sobre o assunto. Esta falta de dialogo diante desta disfunção acaba causando um afastamento do casal, causando ressentimentos e o esfriamento da relação.
A ejaculação precoce pode ser causada por diversos fatores físicos ou emocionais, na maioria das vezes fatores emocionais, como o stress, ansiedade, reflexo condicionado – desde as primeiras experiências sexuais onde havia a necessidade de ejacular rapidamente para não ser descoberto ou mesmo era estimulado pela parceira. Existem também alguns fatores físicos, por isto é essencial que ao detectar a ejaculação precoce o homem vá a um urologista para que sejam feitos exames para detectar se há infecção da uretra ou próstata ou outros males.
Nos primórdios da humanidade, ou seja, na pré-história os homens que ejaculavam mais rápido seriam os que tinham mais probabilidade de conceber filhos. Para ficar mais claro, se fosse um homem das cavernas, e se viesse rápido, tinha muito mais hipóteses de engravidar mais mulheres para garantir a espécie. Do ponto de vista reprodutivo, a ejaculação precoce não é nenhum defeito. Durar mais tempo numa relação sexual não serve para nenhuma função genética; não é algo de inato ao ser humano, é simplesmente algo que se treina.
Descartada a possibilidade de algum mal físico existem alguns exercícios e produtos que pode ajudar. A parceira tem um papel muito importante neste processo, para ajudar o homem a ser capaz de superar o problema da ejaculação precoce. Sem um suporte emocional, o homem é menos propenso a atingir um nível de relaxamento necessário para sua satisfação sexual. Ambos os parceiros devem comunicar seus sentimentos abertamente e com sensibilidade. O homem deve aprender a satisfazer sua parceira, oralmente, com acessórios ou de outras formas, enquanto os dois, juntos, trabalhem para superar o problema.
Existem alguns exercícios e produtos muito eficientes para a solução deste problema. Ele é altamente tratável desde que, o homem esteja disposto a pedir ajuda, ter disciplina e investir em si mesmo.
O primeiro passo para tratar a ejaculação precoce e estar bem consigo mesmo é conhecer seu corpo, seus pontos mais sensíveis que lhe dão mais prazer e conseguir reconhecer quando está próximo de ter um orgasmo. Alguns especialistas dizem que: “O orgasmo é algo mental e a ejaculação é algo físico”
Agora vamos aos exercícios:
Técnica Do Aperto ou Da Compressão
Esta técnica deve ser praticada com a sua parceira, usando a mão ou boca da sua parceira ou mesmo sozinho. Este método ajuda na maioria dos casos de ejaculação precoce, desde que ambos os parceiros estejam dispostos a cooperar. Apertando os dedos no pênis diminui o desejo de atingir o clímax. Deve praticar este método durante algumas semanas para que consiga controlar a ejaculação.
1. Inicie a sua atividade sexual como usualmente, incluindo a estimulação do pênis (masturbação, se feita pela parceira fica ainda melhor), até se sentir quase pronto para a ejaculação.
2. Peça à sua parceira para apertar a ponta do seu pênis (com o dedo polegar e com os dedos indicador e do meio), no local onde a glande (cabeça) se une ao corpo do pênis e mantenha este aperto durante cerca de 3 a 10 segundos, até a vontade de ejacular passar.
3. Depois de passar a vontade e deixar de apertar o pênis, espere cerca de 30 segundos, e passado este tempo volte à estimulação novamente. Notará que quando apertar o pênis ele se tornará menos ereto; mas ao começar a estimulação ele voltará a ganhar uma nova ereção.
4. Quando se sentir prestes a ejacular de novo, peça à sua parceira para repetir o processo de aperto.
A técnica deverá ser repetida várias vezes para que as preliminares possam durar algum tempo, sem que haja ejaculação. Quando o casal perceber que conseguiu aprender, dominar e controlar as sensações, deverá praticar o mesmo exercício com penetração.
Técnica stop-start
O exercício do stop-start objetiva familiarizar o homem com as sensações que antecedem o seu orgasmo. Sua parceira deverá masturbar-lhe enquanto ele se concentra em suas sensações. Quando sentir que o orgasmo se aproxima pedirá à parceira que pare a estimulação até que a tensão sexual se dissipe, quando a parceira então recomeça a estimulação e assim por diante.
O exercício deverá ser repetido algumas vezes antes da ejaculação.
Quando o casal perceber que conseguiu aprender, dominar e controlar as sensações, deverá praticar o mesmo exercício com penetração. Inicialmente, com o homem deitado de costas e parceira por cima, sentada; seguem-se os mesmos exercícios na posição lateral (casal lado a lado) e, finalmente, com o homem por cima.
Técnica da distração
Durante o ato sexual, o homem é orientado a fixar o pensamento em alguma situação que o desligue de sexo, como em morte de alguém, ou em alguma mulher que não o agrada ou em contas bancárias. Assim que perceba que a ereção está se desfazendo, volta a se fixar na parceira. Deve usar essa distração, algumas vezes, para poder prolongar o tempo de penetração antes da ejaculação.
Cremes
Além destas técnica existem os cremes retardantes que diminuem a sensibilidade da glande (cabeça do pênis) proporcionando assim um tempo maior até chegar a ejaculação.
Outra atitude que dá um excelente resultado, principalmente quando o casal estiver em fase inicial dos exercícios, é: quando estiverem nas preliminares, você homem procure estimular ao máximo sua parceira, faça estimulação clitoriana, na hora do sexo oral faça a sucção do clitóris e deixe para penetrar quando ela estiver muito excitada.
O mais importante de tudo para que este problema seja definitivamente extirpado de sua vida é primeiro procure estar bem informado a respeito e saiba que a ejaculação precoce pode ser controlada com paciência, esforço e conhecimento. Superar o problema, mental e fisicamente é muito mais fácil quando ambos os parceiros estão envolvidos, com pleno conhecimento sobre a situação e abertos para falar sobre ele.
Com amor dedicação, dialogo, companheirismo e muita cumplicidade tudo pode ser resolvido e com certeza, fortalecido.
Saúde, paz, amor e muito prazer.