segunda-feira, 17 de agosto de 2009

RECONHEÇA SEUS DEFEITOS NO OUTRO

Adorei este texto, por isto resolvi colocá-lo no blog. Sei que vai ser util para muitas pessoas.

Saúde, amor, paz e muito prazer para você.

Os conflitos que costumamos ter em nossos relacionamentos têm suas raízes fincadas no ego. O ciúme, o controle, desrespeito pelas diferenças, jogos de poder e muitos outros, são gerados a partir do que expressamos no contato com a outra pessoa.


O ego reflete/espelha no outro o que necessitamos enxergar, seja uma característica nossa que tentamos ocultar ou oprimir, ou ainda uma que almejamos internamente. A essas facetas mais ocultas ou reprimidas da nossa personalidade, Jung chamou de sombra. Por ser oculta ou reprimida, a sombra não é o todo da personalidade inconsciente, mas representa qualidades e atributos pouco ou nada conhecidos do ego.


Em contato com outras pessoas acabamos por chocar-nos tanto com a nossa própria sombra quanto com a dos que nos cercam. Como é difícil reconhecer os "defeitos" que nossa sombra nos aponta e revela, nós a projetamos nas outras pessoas como um espelho, para nos enxergar melhor. "Como é difícil reconhecer os "defeitos" que nossa sombra nos aponta e revela, nós a projetamos nas outras pessoas como um espelho, para nos enxergar melhor."


E isso gera conflitos. Conflitos familiares, no trabalho e amorosos. Sim, amorosos... Porque é no relacionamento amoroso que projetamos nossos ideais, nossos objetivos de vida e, ainda, sonhos e carências. Para piorar os conflitos, essas pessoas não conhecem nossas histórias de vida, só o que queremos que conheçam e do jeito que queremos que conheçam. Dos nossos parceiros cobramos a (falsa) obrigatoriedade de gostar de nós e nos amar.


Bom, mas como dissolver os conflitos? Integrar a nossa sombra à personalidade com consciência, honestidade e lucidez é a solução mais fácil, mas com nosso inconsciente, a lógica e a praticidade geralmente não funcionam. Citando Dra. Marie Luise von Franz, seguidora de Jung, em A Realização da Sombra: "Cabe ao ego renunciar ao seu orgulho e vaidade para viver plenamente o que parece sombrio e negativo, mas que na realidade pode não o ser. Tudo isso exige, por vezes, um sacrifício tão heróico quanto o dominar-se uma paixão - mas em sentido oposto."


Tomar consciência do processo já é um passo importante. Implica em nos analisar, conhecer a nós mesmos e aos nossos processos internos, motivações e reações. Tomar consciência dessas nossas facetas, aceitá-las e lidar com elas é mais importante ainda! Significa crescer em autoconhecimento, autoaceitação, ou seja, evoluir como pessoa. Gerenciar egos não é uma tarefa fácil, principalmente quando o conceito reinante é o da perfeição.


A busca por conhecimento através de boas leituras (veja sugestões abaixo), questionamentos internos e troca de idéias são caminhos para ir nos melhorando e, dessa forma, melhorar também nossos relacionamentos. Técnicas da terapia holística como terapia floral, harmonização e equilíbrio energético e geoterapia, assim como mapas astrológicos e numerológicos, também dão suporte aos que se aventuram no crescimento e na evolução pessoal.


(Fonte: Personare -Texto: Simone Kobayashi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário